"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )

Seguidores

quarta-feira, janeiro 11, 2012


Volta às Aulas

2



     A volta às aulas começa a ser preparada pela família na compra do material escolar. Quando a criança sai para fazer as compras ela cria expectativas em relação ao primeiro dia de aula. À volta a escola é esperada com muito entusiasmo, este recheado de excitações e medos pelo desconhecido, natural no ser humano. Ansiosa, deseja que o tempo passe logo, imagina o reencontro com os colegas, como vai estar a escola, quem será a nova professora, os novos colegas que virão, enfim todo ano é assim: sonhos, expectativas, ansiedade, alegria...e uma vontade imensa de recomeçar tudo outra vez.
     Por tudo isso, é que a escola deve estar preparada para receber seus alunos, sejam eles pequenos, adolescentes ou jovens. O ambiente tem de ser acolhedor desde o portão de entrada até a sala de aula. Na sala de aula, a professora vai preparar cada detalhe com muito carinho, um ambiente alegre, acolhedor que encante a criança, pois a primeira impressão é a que fica. A escola tem que ser um lugar prazeroso, onde a criança deseje ficar e retornar todos os dias.
     Os primeiros dias de aula podem ser diferentes dos demais. Preparar algumas técnicas de acolhida, de socialização tornando o ambiente alegre e divertido, proporcionando momentos de autoconhecimento. Aos poucos as regras de convivência começam a ser construídas, sem que sejam impostas. Quando a criança participa, opina, ela se sente valorizada e muito comprometida com o bem estar da sua turma. Ela precisa sentir-se bem acolhida e fortalecer os laços afetivos (ou criar) com a escola, condição importante para uma boa aprendizagem.
    Paulo Freire já dizia no poema “Escola é”:
“... Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se amarrar nela!...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz..”
    Que o início do ano letivo seja do jeito que cada criança imaginou superando todas as expectativas. Que todos estudem com alegria, entusiasmo e responsabilidade. Que o crescimento não seja somente no físico, mas também, em aprendizagem e sabedoria. Que este início seja muito feliz para toda a comunidade escolar: pais, alunos, professores e funcionários.

2 comentários:

Educando com Amor disse...

Bom dia amiga... Que maravilha ler sua mensagem! A minha paixão pela educação é tão grande que pode até parecer aquele primeiro amor, mas estou em sala de aula a 14 anos. Todos os dias eu saio de casa com o seguinte pensamento: "Hoje eu tenho X crianças para fazer feliz!" Ótimo e proveitoso ano letivo para você querida!!! Deus abençoe seu trabalho e sua vida... Bjs!

Borboleteando disse...

Oii,
Passando para agradecer a visita e conhecer seu espaço...
Muito lindo!
Obrigada pelas palavras que deixou em meu cantinho....
Beijos, tudo de bom.

Postar um comentário

"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." Paulo Freire"
Adoro receber visitas e comentários. Obrigada pelo carinho.