"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )

Seguidores

quarta-feira, março 06, 2013


A Criação

3


“Imensidão cinza, lama. Água e terra um só massa. O princípio.”
“O Criador sorri diante de sua criação... Milhões de anos prepararam a natureza para a grande missão: acolher a obra-prima, o homem e seus descendentes.”
a.      Quem é o Criador?
b.      O que significa o princípio?
c.       Qual é a obra-prima do Criador?
d.      A história conta uma passagem da Bíblia. Que passagem é esta?

   A história da Criação: Leitura do texto bíblico: Gn. 1, 1-31
a) Depois de ouvirmos tantas coisas bonitas , perguntamos: “Quem fez tudo isso?”
b) No livro sagrado, a Bíblia, lemos que foi Deus quem criou tudo o que existe. E as pessoas, Ele criou à sua imagem e semelhança, quer dizer que Deus as criou parecidas com Ele. Ser Parecido com Deus é ser capaz de decidir, escolher, criar coisas novas, pensar, amar... pela sua beleza e importância, percebemos que tudo o que existe na natureza manifesta a presença de Deus.
c) Em que momentos tu te tornas parecido com Deus?
d) O que tu podes fazer para ser parecido com Deus?
e) Deus preparou o mundo com muito carinho e o entregou a nós para que pudéssemos viver felizes. Deus conta com cada um de nós para continuar a sua obra criadora , cuidando, transformando e construindo coisas novas para o bem de todos. Como tu podes contribuir para dar continuidade à obra de Deus?
f) Vamos observar pela janela de nossa sala a paisagem. Agora escreve o nome das coisas que tu vês. Elementos criados por Deus e elementos feitos pelos homens.

3 comentários:

Augusto Sperchi disse...

Oi Elisete! Acredito que o ensino religioso deva ser aplicado desde cedo para que as crianças aprendam a gostar e confiar em Deus. Porém, que ele não seja um meio de imprimir temor, como muitas falsas religiões fazem. Se os homens crescessem convivendo com o amor, que é uma manifestação divina, talvez não tivéssemos que punir muitos deles pelos descaminhos que tomaram.
Seu post é criativo e ensina com amor. Parabéns e tenha bons dias!

Edna Ribeiro disse...

Seu trabalho é maravilhoso, por isso venho convidar para conhecer os educadores multiplicadores para compartilhar novas amizades e experiências. Acesse:http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ ou no banner que tem em meu blog. Abraços, Edna Ribeiro

Núbia disse...

Olá Elisete!
Amei seu blog, os textos, as reflexões.
Já estou seguindo!
E muito obrigada pela visita ao meu blog. Volte sempre!
Mil bjks!

Postar um comentário

"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." Paulo Freire"
Adoro receber visitas e comentários. Obrigada pelo carinho.