"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )

Seguidores

terça-feira, janeiro 03, 2012


Nossa Escola, nosso orgulho!

3


E.M.E.F. do Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice
Nosso primeiro ano letivo chega ao fim


       No final de 2010, solicitei alteração de designação para a nova escola da Pinheiro Machado, que até então não tinha nome, o motivo era por ser mais próxima de minha casa e de fácil acesso. Outro motivo que contribuiu para a escolha era o espaço físico amplo.
      Ao se aproximar o inicio do ano letivo, recebi o convite para assumir a supervisão do turno da tarde. Aceitei o convite quase sem pensar, pois era mais um desafio. Sabia que poderia contribuir com a minha experiência de vinte e cinco anos de docência. Já havia passado por todas as séries do ensino fundamental e médio e ainda, havia a experiência como membro da Comissão de Estágio Supervisionado do Curso Normal da escola Elisa Valls.
      Até então, eu não havia percebido a importância de que seria ocupar a nova função em uma escola que ainda não existia que não tinha identidade, era apenas o prédio.
      Aconteceu, então, a primeira reunião com o Secretário de Educação, a equipe pedagógica da SEMED, diretora da escola e alguns professores, pois o quadro ainda não estava completo. Foi que me dei de conta da responsabilidade de iniciar a nova escola. Seríamos os primeiros, direção, coordenação, professores, funcionários, alunos e pais. Caberia a nós dar a cara e a identidade do Marília Sanchotene Felice, transformar o novo prédio num educandário.
      Iniciamos do zero, não havia nada nos computadores. Tudo teve que ser elaborado, construído, cada folha, cada documento.
      No inicio era apenas a diretora, uma supervisora em cada turno e uma orientadora no turno da tarde.
      Antes de receber os alunos, nos reunimos durante uma semana para nos conhecer, conhecer o PPP, o Regimento e os Planos de Estudo da Nova Escola.
      Havia muita expectativa no grupo, alegria, entusiasmo e a certeza de que queríamos transformar aquele espaço num local alegre e prezeroso de se estudar e conviver. Assim, recebemos nossos alunos. Nascia a escola de ensino fundamental do Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice.
      Nossos alunos oriundos de várias escolas e bairros, agora eram nossos! As dificuldades de adaptação foram muitas: indisciplina, imaturidade, quadro de funcionários e professores incompletos, sem uma guarda para auxiliar.
      O espaço físico e os materiais que chegavam nos davam a noção da qualidade dos recursos que teríamos.
      No começo, o pedagógico só apagava incêndios e resolvia problemas de indisciplina.
      Somente no final de abril, a equipe passa a ficar completa com a chegada de uma vice-diretora, de coordenadores de turno, funcionários de limpeza e merendeiras.
      Os fatos negativos repercutiram na mídia e na cidade. A falação era geral, nossos alunos os piores da rede. Como se os problemas de indisciplina não existissem em outras escolas.
      A cada comentário, nos entristecemos, são fatos isolados, problemas que qualquer escola tem e que se empenha em resolver. Nossos alunos são amorosos, educados, responsáveis e estudiosos...
      Os fatos repercutem, a cada novo acontecimento, lá estamos nós na mídia. Tudo isso fazia com que muitos professores e funcionários não quisessem trabalhar no Marília.
       No dia sete de setembro quando desfilamos, ao passar em frente do palanque oficial, nos emocionamos, ali estava a nossa comunidade escolar com muito orgulho.
      Recentemente tivemos nossa Primeira Mostra Pedagógica. Excelentes trabalhos foram apresentados por nossos alunos e professores. Foi motivo de orgulho para todos.
      Temos uma comunidade carente de afeto, que necessita da nossa compreensão, do nosso carinho, do nosso entusiasmo e da nossa alegria. Temos orgulho, sim, de estar ali contribuindo para formar a identidade de nossa escola.
      Temos uma bonita caminhada, crescemos cada dia. Temos excelentes professores e alunos, bons pais sempre prontos a ajudar, que nos apoiam e procuram caminhar conosco.
      Ao se aproximar o final do primeiro ano letivo, tenho orgulho de dizer: EU TRABALHO NO MARÍLIA!
      Nossa caminhada é como um livro que “o coração nos ensina que há temores, que há fracassos e maldades, que há batalhas pra ganhar. E em cada página o amor nos transforma em um lutador...” (Trecho da música Heroe – Il divo).

O texto foi escrito antes do término de 2011.




3 comentários:

Jonathan Cruz disse...

Olá querida colega Elisete, conferir sua inscrição para o PROFESSORES VIRTUAIS e vejo que está tudo ok, depois tem outras orientações para passarei após a divulgação de seu blog. Estou muito feliz pela sua participação e sei que nós iremos trocar bastante ideias, dicas, práticas e experiencias. No final de semana divulgarei seu blog, a demora é devido ao grande numero de email, e comentários a serem respondidos, já estou precisando de mais um Jonathan para dar conta do recado rsrsrsrrsrs. Abraço bem forte. E seja muito bem vinda!!! Sobre a lista do grupo depois te ensino a postar ok, mas depois tente copiar e colar ok? Se não conseguir depois te oriento.

Blog da Bru disse...

Parabéns pelo texto e desabafo....Cheguei na escola sem saber exatamente o que me esperava, mas a maneira como me acolheram desde o primeiro dia me fez perceber o quanto seria bom participar deste grupo, desta escola. Infelizmente a mídia não presenciou a nossa mostra pedagógica e outros momentos bons que tivemos neste ano letivo, divulgando todos os fatos de indisciplina que ocorreram. Temos problemas sim, mas temos crianças inteligentes, carinhosas, criativas e cativantes. Concordo contigo, a nossa escola é o nosso orgulho! Bjs

Jonathan Cruz disse...

OI ELISETE TUDO BEM? ACABO DE DIVULGAR SEU BLOG NO GRUPO PROFESSORES VIRTUAIS, AGORA VOCÊ É A MAIS NOVA INTEGRANTE DO GRUPO. FIZ DUAS DIVULGAÇÕES, VOU TE PASSAR OS LINKS... SÃO ESTES AQUI: http://blogjonathancruz.blogspot.com/2012/01/lista-atualizada-professores-virtuais.html

E O OUTRO É O DA PÁGINA QUE É ESTE AQUI: http://blogjonathancruz.blogspot.com/p/professores-virtuais.html

VOCÊ AGORA TEM UMAS MISSÕES PARA CUMPRIR, UMA DELAS É FAZER UM POST DIVULGANDO O NOSSO GRUPO, SE POSSÍVEL CRIAR ATÉ UMA PÁGINA ESPECIAL PARA O GRUPO, E O SEGUNDO É CONVIDAR MAIS TRÊS PROFESSORES BLOGUEIROS. SEJA BEM VINDA!!!

Postar um comentário

"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." Paulo Freire"
Adoro receber visitas e comentários. Obrigada pelo carinho.