_ É aqui, dentro destes gomos, que se geram e crescem meus irmãos de uma perna só _ disse o saci. _ Quando chegam à idade de correr mundo, furam os gomos e saltam fora. Repare quantos gomos furados. De cada um deles já saiu um saci.
Pedrinho viu que era exato o que ele dizia e mostrou desejos de abrir um gomo para espiar um sacizinho novo ainda lá dentro.
_ Vou satisfazer sua curiosidade, Pedrinho, mas não posso revelar o segredo de furar os gomos; portanto, vire-se de costas.
O menino virou-se de costas, assim ficando até que o saci dissesse _ “Pronto!”. Só então se desvirou e com grande admiração viu aberta num gomo uma perfeita janelinha.
_ Posso espiar? _ perguntou.
_ Espie, mas com um olho só _ respondeu o saci. _ Se espiar com os dois, o sacizinho acorda e joga nos seus olhos a brasa do pitinho.
O menino assim fez. Espiou com um olho só e viu um sacizinho do tamanho de um camundongo, já de pitinho aceso na boca e carapucinha na cabeça. Estava todo encolhidinho no fundo do gomo.
_ Que galanteza! _ exclamou Pedrinho. _ que pena o povo lá de casa não estar aqui para ver essa maravilha!
_ Esse sacizinho ainda fica aí durante quatro anos. A conta da nossa vida dentro dos gomos é de sete anos. Depois saímos para viver no mundo setenta e sete anos juntos. Alcançando essa idade, viramos cogumelos venenosos, ou orelhas-de-pau.
(Monteiro Lobato)
1 comentários:
Oii, super adorei seu blog, tanto, que até estou seguindo já =) Sulista como eu!
SUL MEU PAÌS SEMPREEEE <3
Tá rolando um sorteio no meu blog, se quiser participar, será muito bem-vinda!
Segue o meu também?
www.makedamotociclista.blogspot.com.br
Beijão! =*
Postar um comentário
"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." Paulo Freire"
Adoro receber visitas e comentários. Obrigada pelo carinho.