"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )

Seguidores

terça-feira, fevereiro 21, 2012


QUARESMA

0
a)      Quem sabe o que é quaresma?
b)      E semana santa?
c)      Alguém já ouviu falar em Campanha da Fraternidade?
d)      Qual é o tema deste ano?
Quaresma é o período em que se prepara para a Festa da Páscoa. É o tempo que se reza bastante e de meditação sobre os sofrimentos de Jesus.
1.      Quaresma é o tempo de fraternidade, de mudança para melhor. Por isso, este ano, na Quarta-feira de cinzas, será lançada a Campanha da Fraternidade. O objetivo dessa campanha é nos despertar para o valor de uma vida fraterna, para o amor ao próximo. O tema deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública" e o lema é “Que a saúde se difunda sobre a Terra."
2.      Responde:
a)      Tu achas que cuidar de tua vida interior pode te ajudar a ser feliz? Por quê?
b)      Como tu podes valorizar e cuidar de tua vida interior?
c)    O que temos de bom dentro de nós que poderia ajudar os outros a também serem felizes? Justifica.

    Este ano, a campanha tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf.Eclo 38,8). O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2012 é “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde” (p. 12 do Texto-Base).

A Campanha da Fraternidade 2012 ainda apresenta seis objetivos específicos:

- Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável.
- Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade.
- Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe.
- Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade.
- Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e à reivindicação do seu justo financiamento.
- Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde” (cf. p. 12 do Texto-Base da CF). Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte

0 comentários:

Postar um comentário

"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." Paulo Freire"
Adoro receber visitas e comentários. Obrigada pelo carinho.