Um Lobo Instruído
O Lobo espiou por cima da cerca da fazenda e viu um porco, um pato, uma vaca, lendo e tomando Sol.
Era a primeira vez que ele via bicho ler.
Tomou impulso, respirou fundo e... avançou para cima dos animais com um urro:
“Aaa-OOOOO-ooo!”
Galinhas e coelhos saíram correndo para todo lado, mas o Pato, o Porco e a Vaca nem se mexeram.
_ Que barulho foi esse? _ a Vaca indagou. _ Desse jeito não posso me concentrar no meu livro.
_ É só não dar bola _ disse o Pato. _ Ignore!
O Lobo não gostava de ser ignorado.
_ O que foi que deu em vocês? _ ele perguntou. _ Não estão vendo que sou um lobo enorme e perigoso?
_ Claro que é. _ respondeu o Porco. _ Mas será que não daria para ser enorme e perigoso em outro lugar? Nós queremos ler!. Esta é outra fazenda de animais cultos. Agora seja bomzinho e vá embora. _ o Porco pediu e foi empurrando o lobo.
O Lobo nunca tinha sido tratado daquele jeito.
_ Animais cultos... Animais cultos! _ O Lobo foi repetindo baixinho. _ Pois muito bem, também vou aprender a ler!
E lá se foi ele para a escola.
As crianças acharam estranho ter um lobo na classe, mas, como ele não tentou devorar ninguém, logo se acostumaram. O Lobo era sério e estudioso, e depois de muito esforço aprendeu a ler e a escrever. Logo ele se tornou o primeiro aluno da classe.
Ele estudou muito, leu um monte de livros velhos e poeirentos, treinou, treinou, até conseguir ler sem interrupção.
“Agora acho que estou no ponto de falar com eles de novo” o Lobo imaginou.
O Lobo andou até a fazenda, bateu e entrou pela porteira.
“Com certeza isso vai impressioná-los”, ele pensou.
O Lobo abriu a História dos Três Porquinhos e começou a ler:
“Eraumaveztrêsporquinhos.Umdiaamãedeleschamouostrêsedisse...”
v Compreendendo o texto:
a) O que o Lobo viu quando espiou por cima da cerca?
b) Por que o Porco e a Vaca nem se mexeram quando o Lobo avançou para cima dos animais?
c) Na tua opinião, por que será que o Lobo não gostava de ser ignorado?
d) O que o Porco quis dizer quando falou: “Esta é uma fazenda de animais cultos”?
e) O que significa ser um “lobo instruído”?
f) No texto aparecem algumas características (qualidades) do Lobo. Quais são elas?
g) O que aconteceu no final da história?
v Usa tua criatividade e continua escrevendo a história. Não esquece do parágrafo e da letra maiúscula.
O Lobo abriu a História dos Três Porquinhos e começou a ler:
“Era uma vez três porquinhos. Um dia a mãe deles chamou os três e disse...”
0 comentários:
Postar um comentário
"SEM A CURIOSIDADE QUE ME MOVE, QUE ME INQUIETA, QUE ME INSERE NA BUSCA, NÃO APRENDO NEM ENSINO." Paulo Freire"
Adoro receber visitas e comentários. Obrigada pelo carinho.